Olá Galera! Amigos,conhecidos e futuros amigos!
Este Blog tem por finalidade estabelecer um contato com grandes amigos e pessoas importantes para mim. Nele Postarei um pouco de mim, do meu pensar, dos momentos que ficaram marcados em minha vida e também um pouco do que gosto,textos que acho interessante, paisagens! Encontrei aqui, neste espaço, uma maneira bem legal pra fazer isto e conto com ajuda de vocês para construí-lo. Um Grande Abraço a todos!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

SÃO JORGE E OGUM SOBRE A ÉGIDE DO SIMBÓLICO

São Jorge é o símbolo do Sagrado que luta ao lado de seu povo. É o mártir que sustenta a Fé e guerreia contra o mal triunfando com o Bem sobre ele. Na Bahia e no Rio de Janeiro sua figura está associada bem além do homem da Capadócia que foi mártir nos primeiros séculos da era comum. Nele são identificados os orixás africanos. Na Bahia é ligado a Oxóssi e no Rio de Janeiro com Ogum no que usamos chamar de sincretismo religioso. Todo mundo sabe (e sabe bem!) que Jorge não é orixá, e nem orixá é Jorge cristão. O que está em jogo aqui é a força do Simbólico que ultrapassa toda racionalidade ou lógica tal como as conhecemos. Na figura de Jorge e dos orixás em questão estão implícitos o arquétipo do guerreiro e da força que podemos reconhecer facilmente em ambos. O Guerreiro é quem guarda, protege e livra do mal. É o aliado na luta cotidiana sempre a superar a maldade existente no caminho. Pois é este o aspecto pelo qual é dado a entender o sincretismo entre deus africano e santo católico. No mais as épocas distintas, a raça, a crença e outras peculiaridades distinguem o guerreiro cristão ou orixá entre si e de qualquer outra personalidade sagrada. De todo modo, hoje, para entender "Jorge" e "Ogum" ou "Oxossi" nesta identificação, vale lembrar duas coisas: o sincretismo necessário dado a intolerância religiosa das épocas passadas (e atualmente também) e a força do simbólico capaz de unificar tudo isso em prol de uma cultura de tolerância e paz.
Particularmente, a coisa é diferente e legítima por direito: No cristianismo Jorge terá seu oficio solene com toda reverência digna dos santos mártires e Ogum/Oxossi terá sua festa com toda dança e comida com a presença da própria divindade no lugar onde for chamado festivamente (Umbanda ou Candomblé).
Salve Jorge! Guerreiro da paz! Amigo na luta contra o mal!Ajudai-nos a vencer as perseguições da vida, auxiliai os cristãos perseguidos no Oriente! Rogai por todos nós a Deus Uno.
Salve Ogum e Oxossi forças da natureza a proteger os filhos e filhas dos povos de terreiro! Força suprema que irradia a coragem e dá força para vencer os dragões diários! Okê arô! Ogunhê!
Amém! Axé!



Thiago Felipe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário